Sábado, Out 23rd

Last update12:49:18 PM

Profile

Layout

Menu Style

Cpanel
ACONTECE AGENDA Outubro Rosa: Diagnóstico precoce salva vidas

Outubro Rosa: Diagnóstico precoce salva vidas

 

A campanha Outubro Rosa alerta a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Dados do Instituto Nacional do Câncer, no ano de 2019, 18.295 morreram em decorrência do câncer de mama, sendo 18.068 mulheres e 227 homens. Ainda segundo o INCA, em 2021, há uma estimativa de mais de 66 mil novos casos.

Com objetivo de reduzir os números de casos, a campanha Outubro Rosa é fundamental para alertar a todos sobre a importância da prevenção do câncer de mama, já que com o diagnóstico precoce é possível conquistar a cura em 95% dos casos.

A campanha tem como principal público alvo as mulheres para desenvolver o hábito de fazer o autoexame e procurar atendimento médico quando aparecer um possível sintoma do câncer de mama. Apesar de a doença ser mais comum entre as mulheres, o câncer de mama também atinge 1% dos homens. Por isto é necessário conscientizar a todos para a importância da detecção precoce.

O câncer de mama é uma doença causada pelo aumento desorganizado de células da mama, que forma um tumor com potencial possibilidade de atacar outros órgãos.

A campanha ocorre em nível nacional e internacional, engajando empresas e entidades com o objetivo de estimular a conscientização quanto a prevenção do câncer de mama através de campanhas específicas. Somente pelo ato da promoção da informação para toda sociedade, estima-se que a taxa de mortalidade da doença foi reduzida em mais de 40%, nos últimos anos. Os dados são atribuídos à detecção precoce da doença.