Segunda, Abr 23rd

Last update05:05:46 PM

Profile

Layout

Menu Style

Cpanel
ACONTECE GIRO SINDICAL Paula Leite assume Presidência da Confederação de Trabalhadores Municipais das Américas (CONTRAM/ISP)

Paula Leite assume Presidência da Confederação de Trabalhadores Municipais das Américas (CONTRAM/ISP)

Fonte: Confetam/CUT

A presidente da Federação dos Trabalhadores na Administração e do Serviço Público Municipal no Estado de São Paulo (FETAM/SP), Paula Leite, assumiu a Presidência da Confederação de Trabalhadores e Trabalhadoras Municipais das Américas (CONTRAM/ISP), fundada durante o III Seminário de Entidades Municipais das Américas, realizado em Pachuca, no México.

A direção de 12 cargos - presidente, vice, secretaria-geral, tesouraria, secretaria de Direitos Trabalhistas e Sindicais, secretaria de Comunicação, secretaria de Direitos Humanos, secretaria de Gênero e suplentes, foi composta por dirigentes da Argentina, Colômbia, Chile, Equador, El Salvador, Honduras, Nicarágua, México, Paraguai e Venezuela.

A divisão das funções, que observou o critério da paridade entre homens e mulheres, foi discutida na primeira reunião da CONTRAM/ISP, realizada em São Paulo, e em mais outras duas reuniões na Argentina e na Colômbia, sendo esta última realizada nos dias 16 e 17 de maio.

O debate começou pela substituição da Presidência, sendo aprovado o nome de Paula Leite, que também é secretária de Finanças da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT). Para assumir a Secretaria de Finanças da CONTRAM/ISP, será indicado o nome de um dirigente da CTM-Argentina

Por Alexandre de Oliveira

Bela, Guerreira e do Trabalho

Mãe, esposa, pedagoga, sindicalista são apenas algum dos atributos que podem ser dispensados a Paula Leite. Apesar do foco de trabalho ser voltado aos servidores municipais, Paula carrega a vertente cutista das Mulheres, quebrando paradigmas e tabus na diferenciação de gênero. Por trás de seu jeito de menina extrovertida está a mulher de liderança espontânea, criativa e determinada, principalmente quando o assunto é promover o bem-estar e o avanço dos trabalhadores municipais.

 Como sindicalista realizou trabalhos de notoriedade para o funcionalismo público municipal, tanto no Sindsep, assim como na FETAM, além de contribuir de modo participativo e efetivo na CONFETAM. Com pouco mais de 5 meses de trabalho na Federação, Paula implantou cursos de formação sindical; negociação coletiva e elaborou convênio com comissões de trabalho internacional; alinhando as lutas dos sindicatos filiados a Fetam/SP com as expectativas de diminuição das diferenças laborais, apontadas pela Organização Internacional de Trabalho (OIT) e CUT. Tal feito rendeu o aumento representativo da FETAM, saltando de 15 sindicatos com participação efetiva para 55 sindicatos legalmente reconhecidos pelo Ministério do Trabalho, representando 275 municípios no estado de São Paulo; além da expansão participativa de oposição nos demais municípios.

Agora o desafio de Paula Leite é Continental, onde poderá estender seus conhecimentos e contribuir para a melhoria dos trabalhadores municipais das Américas. O SISPUMI deseja um bom trabalho a nossa querida companheira e fica no aguardo, de mais uma visita, quando retornar a praia, em Itanhaém. Parabéns!

 
Em visita ao SISPUMI (2013), O presidente do SISPUMI, Jorge Rogério Coyado recebe a atual presidente da CONTRAM/ISP, Paula Leite, juntamente com os diretores Samuel Lorena e Wilson R. dos Santos