Terça, Nov 24th

Last update12:11:26 PM

Profile

Layout

Menu Style

Cpanel
ACONTECE GIRO SINDICAL CUT realiza ato simbólico em defesa da vida, democracia, direitos, emprego e renda em Mongaguá

CUT realiza ato simbólico em defesa da vida, democracia, direitos, emprego e renda em Mongaguá

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) da Baixada Santista realizou, na manhã desta quarta-feira (21), na unidade do SISPUMI em Mongaguá o ato simbólico em defesa da vida, democracia, direitos, emprego e renda. O evento da CUT tem como objetivo conscientizar o futuro gestor do municipal sobre os desmandos praticados pelo governo federal que atinge diretamente todo trabalhador brasileiro. Para combater o problema, a CUT apresentou a Carta Compromisso aos candidatos para firmar o pacto com a população.

Durante a solenidade o Coordenador da CUT - Baixada Santista, Carlos Riesco, destacou que a assinatura da Carta Compromisso sugere ao gestor público o posicionamento contrário a terceirização, a proposta da reforma administrativa, apresentada pelo governo federal, assim como a PEC/95, que propõe o congelamento dos gastos na área da Saúde por 20 anos e demais itens com caráter de retrocesso e nocivo ao povo brasileiro. Riesco também lamentou a ausência dos demais candidatos a prefeito, afirmando que destinou o convite por e-mail, mas não obteve respostas.

O candidato do Partido dos Trabalhadores, Antonio Timóteo, foi o único candidato presente no evento, que assinou a Carta Compromisso e demonstrou apoio aos itens apresentados. Timóteo afirmou que não ignora todas as dificuldades que deve enfrentar para buscar soluções para o problema, mas disse ter o compromisso de lançar todo esforço possível a favor dos trabalhadores no município.

O diretor executivo do SISPUMI, Samuel Lorena Rosa, parabenizou os organizadores do evento e destacou a importância simbólica do ato como um instrumento de reforço para cobrar dos candidatos ações favorável aos trabalhadores, principalmente os que atuam no serviço público.

O diretor executivo Secretário-Geral do SISPUMI qualificou o evento positivamente, destacando a ação da CUT como ato de resistência no processo democrático. 

 A Carta Compromisso apresenta cinco títulos pautados por trabalhadores de diversos segmentos sendo o compromisso com Trabalho e Emprego; Saúde Pública de Qualidade; Meio Ambiente; Educação de Qualidade, Inclusiva e Democrática; Infraestrutura e desenvolvimento soberano e Compromisso por direitos, soberania e democracia, sendo lançada no último dia sete de outubro, tendo percorrido os municípios de Santos, São Vicente, Itanhaém, Mongaguá e segue, ainda nesta semana, em Guarujá (dia 22) e Cubatão (dia 23).